domingo, 6 de maio de 2012

Uma injustiça não justifica outra: IRÃ; Energia Atômica/ Direitos Humanos/ Naufrago da Utopia




sábado, 5 de maio de 2012


IRÃ CONTINUA NAS TREVAS

A notícia é da Agência France Press e nos dá conta de que o Irã continua tacanhamente comprometendo sua imagem com práticas características de um estado teocrático --ou seja, de um anacronismo sem lugar no século 21:
"O advogado iraniano Mohammad Ali Dadjah, com uma longa trajetória na defesa dos direitos humanos, foi condenado a nove anos de prisão por atentar 'contra a segurança nacional', informou o réu à AFP.

'São nove anos de prisão, 10 anos de proibição de exercer a advocacia e de ensinar na universidade e uma pena de chicotadas transformada em uma multa de 25 milhões de rials (1.500 dólares) por atentar contra a segurança nacional e pertencer ao círculo dos defensores dos direitos humanos', disse Dadjah à AFP.

Muitos advogados que pertencem a esta associação fundada pela Prêmio Nobel da Paz Shirin Ebadi foram condenados a importantes penas de prisão nos últimos anos, acusados de 'atentar contra a segurança nacional' e fazer 'propaganda contra o regime islâmico'.
A Anistia Internacional pediu às autoridades que anulem imediatamente a sentença.
'O único crime de Dadjah é ter defendido os direitos dos demais. Jamais deveria ter sido julgado', afirma um comunicado da organização.

Dadjah (...) defende sobretudo o histórico líder da oposição liberal Ebrahim Yazdi, de 80 anos e condenado a oito anos de prisão em 2011, e o pastor Yussef Nadarjani, que pode ser condenado por apostasia..."
A comprovação de que seu programa nuclear não tem fins militares colocou o Irã como grande injustiçado e merecedor de todas as simpatias. Mas, com suas sucessivas e sempre grotescas violações dos direitos humanos, dilapida tal capital político e dá novos motivos para os civilizados o encararem como um país atrasado e brutal.

Assim como não aceitávamos tais abusos quando praticados pelas ditaduras militares do século passado, continuamos não os aceitando quando praticados pelos aiatolás ensandecidos --que podem até ser inimigos dos EUA e de Israel, mas são também inimigos viscerais da liberdade, bandeira histórica dos verdadeiros revolucionários, da qual jamais abrimos mão em circunstâncias nenhumas, sob pretexto nenhum!

Nenhum comentário:

Postar um comentário