quarta-feira, 27 de setembro de 2017

O factoide dos "recibos de Lula", por Sergio Saraiva

Da ficha falsa de Dilma aos "recibos de Lula", mais um caso onde a mídia se permite manipular informações.
recibo de Lula 5
O factoide dos "recibos de Lula"
por Sergio Saraiva
Excitada por manchetes de jornais, as redes sociais estiveram agitadas com os "recibos do Lula".  Dois deles apresentavam datas que não existem no calendário, tais como, 31 de junho ou 31 de novembro. Seriam evidências de falsificação dos documentos.
Pouco adiantou lembrar que quem assina os recibos é o locador. Aliás, justamente a pessoa que acusava Lula de não ter pagos os aluguéis. Logo, se as assinaturas não são falsas, e até agora ninguém disse que não sejam verdadeiras, o erro seria dele - do proprietário do apartamento - e não de Lula.
Mas, na verdade, a explicação para os tais recibos com datas incoerentes provavelmente é trivial. O segredo por traz do recibos de Lula nada tem de secreto. É apenas mais um erro de “Ctrl C + Ctrl V” – os comandos para copiar e colar dos programas de computador.
Aparentemente, Glauco da Costamarques – a pessoa que assina os recibos – utilizava-se de um “template”. Um modelo padrão de recibo repetido todos os meses apenas com a alteração do valor e do mês de recebimento. Mas mantido o mesmo texto, inclusive dia do mês – sempre o mesmo dia 31.
Basta comparar dois recibos colhidos ao acaso para verificar a semelhança dos textos.
Janeiro de 2014:recibo de lula 3
E o mesmo texto repetido 7 meses depois, em agosto de 2014. Alterado o mês mas não o dia do mês. Sempre o mesmo dia 31.
recibo lula 4
Não seria de se estranhar a existência de um recibo com a data de 31 de fevereiro.
Espantoso é que algo assim tão simples de se constatar tenha passado "desapercebido" dos editores da nossa mídia que mandaram ver sem piedade: "Lula apresenta recibos de aluguel com datas que não existem".
O que fazer?
Apenas mais um caso de manipulação da informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário