sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

O QUE A RÚSSIA QUER NA SÍRIA: PARAR O IMPÉRIO GLOBAL BLITZKRIEG. 13 de outubro de 2015

Verificando a onda de desestabilização apoiada pelos Estados Unidos, guerra e mudança de regime global.
Os meios de comunicação ocidentais tem retratado as operações de segurança conjuntas anti-terror recentes da Rússia com o governo sírio como um meio de expandir a sua influência para além das suas fronteiras. CNN em seu artigo, “Petraeus acusa Putin de tentar restabelecer o Império Russo,” iria tão longe como afirmar:
Um dos principais ex-generais da América comparou a situação na Síria terça-feira a um desastre nuclear histórico, implicitamente criticando os EUA por permitir que isso piorasse, e acusou o presidente da Rússia de tentar restabelecer um império.
CNN também relata:
Movimentos russos na Síria são projetados para reforçar e manter a sua base naval e pista ao longo da costa mediterrânea da Síria, e reforçar o regime de al-Assad, a fim de preservar a influência russa no Oriente Médio, disse Petraeus.
“Eu acho que o que Vladimir Putin gostaria de fazer é ressuscitar o império russo”, disse ele.
Ironicamente, os Estados Unidos mantêm mais de 800 bases militares em todo o mundo, enquanto ocupam o Afeganistão desde 2001 e realizam operações armadas em todos os lugares da Somália, Iêmen, Iraque e Síria até as fronteiras do Paquistão. A única base exterior da Rússia é, de fato, a instalação naval mencionada por Petraeus. Petraeus não elabora sobre como, apesar de tal disparidade óbvia entre a Rússia e a América em matéria de política externa, por que a Rússia é suspeita de perseguir um “império” enquanto os EUA não é então completamente culpado de já estabelecer e lutar desesperadamente para manter um imenso.
Embora, sem dúvida, a cooperação da Rússia com o governo sírio indique a capacidade de Moscou para projetar poder para além das suas fronteiras, fez isso apenas a pedido do governo legítimo da Síria, e só depois de todas as outras opções possíveis haver se esgotado.
E, apesar de muitos representarem a crise em curso da Síria como uma “guerra civil”, é claro que não é nada do tipo, com terroristas que receberam o somatório do seu apoio material, e muitos dos seus combatentes, por que não dizer a maioria, das fronteiras da Síria e não de dentro delas.
Parando a Blitzkrieg global
Em 2011, quando os Estados Unidos e seus colaboradores no âmbito da OTAN e do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) estiveram determinados a destruir o Estado-nação norte Africano da Líbia, foi retratado como uma intervenção isolada com base na doutrina geopolítica da “responsabilidade de proteger “- ou em outras palavras – uma suposta intervenção humanitária.
O que rapidamente se tornou claro, mesmo antes da operação se concluir, era que o objetivo dos Estados Unidos era a mudança de regime desde o início, com muitos dos grupos militantes apoiados pelo eixo liderado pelos Estados Unidos, através de ataques aéreos e entregas de armas revelaram-se, de fato, as organizações terroristas, inclusive a organização terrorista estrangeira, o Grupo Combatente Islâmico Líbio (LIFG), relacionado com o Departamento de Estado dos EUA .
Pouco depois da queda do governo líbio em Tripoli, também ficou claro que a agressão militar dos EUA na Líbia não estava em forma de uma intervenção isolada. Quase imediatamente após as hostilidades cessaram, EUA-OTAN-CCG armaram e apoiaram grupos de militantes e começaram a transferir armas e combatentes para o país membro da OTAN, Turquia, onde foram treinados para o que viria a se tornar a invasão de Aleppo, a maior cidade da Síria.
A invasão de Aleppo foi parte de uma campanha mais ampla, apoiada pelos EUA de dividir e destruir a nação da Síria, assim como foi feito na Líbia. Além disso, há a ocupação dos EUA-OTAN em curso no Afeganistão e a divisão e destruição do Iraque, depois de uma invasão dos Estados Unidos em 2003 e uma posterior ocupação lá desde então. Considerando isso, o que é revelado é uma campanha militar regional de conquista que se estende do norte da África para a Ásia Central e pressionando-se contra as fronteiras da Rússia e da China.
Também deve ser lembrado que, em 2011, a chamada “Primavera Árabe” foi finalmente revelada para ser o trabalho premeditado do Departamento de Estado norte-americano que começou a treinar, equipar e arranjar ativistas contra governos alvejados anos antes do início dos protestos. Este seria admitido pelo New York Times em um artigo de 2011, intitulado ” Grupos dos EUA ajudaram a estimular as revoltas árabes “, que relatou:
Um certo número de grupos e indivíduos diretamente envolvidos nas revoltas e reformas varrendo a região, incluindo o Movimento Jovem 6 de Abril, no Egito, o Centro de Bahrein para os Direitos Humanos e os ativistas de base como Entsar Qadhi, um líder da juventude no Iêmen, receberam treinamento e financiamento de grupos como o Instituto Republicano Internacional, o Instituto Democrático Nacional e Freedom House, uma organização sem fins lucrativos de direitos humanos com sede em Washington…
O New York Times também admitiu que estes grupos baseados em Washington foram todos por sua vez, financiados e dirigidos pelo Departamento de Estado dos EUA:
Os institutos de republicanos e democratas são frouxamente afiliados com os Partidos Republicano e Democrata. Eles foram criados pelo Congresso e são financiados através do National Endowment for Democracy, que foi criado em 1983 para canalizar subvenções para a promoção da democracia nos países em desenvolvimento. O National Endowment recebe cerca de US$ 100 milhões anualmente do Congresso. Freedom House também recebe a maior parte de seu dinheiro do governo americano, principalmente do Departamento de Estado.
Operações semelhantes de mudança de regime foram realizadas diretamente na fronteira ocidental da Rússia, na nação da Ucrânia, onde os EUA apoiaram militantes neonazistas a violentamente derrubar o governo eleito em Kiev. Na sequência do golpe de Estado, a junta foi estabelecida para esmagar qualquer oposição, dos partidos políticos aos grupos armados inevitáveis ​​que se levantaram contra os seus militantes neonazistas literais.
E como essa onda de desestabilização global apoiada pelos EUA, guerras e mudanças de regime varreram a superfície do planeta, durante o seu sucesso inicial, a arrogância dos EUA era difícil de conter.
Em um artigo de 2011 intitulado Atlântico, “A Primavera Árabe: ‘Um vírus que vai atacar Moscou e Pequim'”, seria revelado precisamente o jogo final de Washington foi:
[Senador dos EUA John McCain] disse: “Há um ano, Ben-Ali e Gaddafi não estará no poder. Assad não estará no poder desta vez no próximo ano. Esta Primavera Árabe é um vírus que vai atacar Moscou e Pequim. “McCain, em seguida, saiu do palco.
Comparar a Primavera Árabe a um vírus não é novo para o senador -, mas a meu conhecimento, o acoplamento Rússia e China para o comentário é.
O enquadramento do senador McCain reflete um triunfalismo saltitante nesta conferência. Ele vê a Primavera Árabe como um produto de design ocidental – e potencialmente como uma ferramenta para assumir outros governos não-democráticos.
Após a pesagem de ambos os comentários de políticos norte-americanos, das provas documentais da natureza engenhosa da chamada “Primavera Árabe”, e das operações de mudança de regime na Ucrânia, é claro que de fato a “Primavera Árabe” foi, sem dúvida, “um produto de design Ocidental” e uma “ferramenta” que os EUA totalmente procurou usar contra o resto do planeta, incluindo Moscou e Pequim.
Em 2011, o uso da força militar para acabar onde desestabilização política apoiada pelos Estados Unidos parou não foi totalmente compreendido. Com os EUA agora tendo destruído Líbia, Síria e Ucrânia com qualquer força militar direta ou indireta, é claro que os EUA estão envolvidos em câmera lenta, na guerra da 4 geração – versão do blitzkrieg – estilo rápido de conquista militar usado pela Alemanha nazista na década de 1930 e 40 para conquistar a Europa Ocidental, partes do norte da África e da Europa Oriental, e da tentativa de conquista da Rússia.
É claro, então, que a Rússia de hoje, não está interessada em construir um “império”, mas em vez disso está interessada ​​em parar uma onda óbvia de conquista ocidental, em última instância e reconhecidamente destinada à própria Moscou.
Rússia quer equilíbrio
O relacionamento da Rússia com a Síria é completamente diferente do que a relação da OTAN com a junta atual ocupante em Kiev, na Ucrânia. A Síria é um país soberano, com suas próprias instituições e políticas estabelecidas, há muito tempo independentes. A junta de Kiev literalmente inclui estrangeiros que controlam diretamente o destino da Ucrânia e seu povo. Essa diferença entre a Rússia em busca de parceiros, e Washington em busca proxies obedientes, é o que diferencia o mundo unipolar que o Ocidente procura perpetuar, e o mundo multipolar que a Rússia e outras nações emergentes buscam substituí-lo com.
O envolvimento da Rússia na Síria é a primeira tentativa de parar uma onda de instabilidade e conquista militar inevitavelmente destinada para si, Moscou, e em seguida, estabelecer um equilíbrio de poder em todo o mundo, onde a futura criação de tais ondas é praticamente impossível.
Esta não é apenas uma política declarada da Rússia, mas também o que não esteja comprovadamente a prosseguir no palco da geopolítica. A base para a sua legitimidade e influência crescente é a sua adesão aos princípios do direito internacional, o respeito para com a soberania nacional e à promoção desse futuro multipolar. Assim que Moscou trair esses princípios, perderá sua legitimidade e influência e se juntará ao Ocidente em sua irrelevância crescente e isolamento no cenário mundial.
Para a parte do Ocidente, tanto a política como os círculos de mídia passaram por extremos para não só evitar mencionar a visão multipolar da Rússia do futuro, como para retratar a Rússia a ser a neo-imperialista fictícia que o Ocidente é na realidade.
Com a Líbia já destruida, o Iraque lutando, e deve cair a Síria, o Irã, mesmo de acordo com próprios documentos políticos da EU “, seria o próximo. Olhar para um mapa revela que, após o Irã, há pouco para parar as hordas de terroristas apoiadas pelos Estados Unidos de inundar o sul de Rússia. A Rússia foi obrigada a escolher um local, desenhar uma linha, e segurá-la para parar o que o Ocidente tinha disposto contra ela. Esse ponto é, aparentemente, a Síria.
Ao olhar para um mapa nós não vemos uma Rússia a expandir seu império, mas uma Rússia lutando contra tentativas admitidas de desestabilizar pelo encercamento dela antes de eventualmente atingir a própria Rússia. O que a Rússia buscar na Síria? Busca o que todas as outras nações procuram e têm o direito de, a auto-preservação.
A Rússia não está construindo um império, está tentando parar um que ameaça sua existência antes de atingir suas fronteiras com proxies que incluem neo-nazistas, terroristas e as próprias forças da OTAN.
Autor: Tony Cartalucci
Traduzido para publicação em dinamicaglobal.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário