terça-feira, 30 de julho de 2013

TITE retranqueiro

Pato vai acabar pagando o pato

29/07/2013
 
 
 
 
 
 
Rate This

Alexandre Pato é craque.
Pelo menos sob a ótica de muitos aficionados pelo futebol e acredito que milhões de corinthianos.
Pato foi contratado por uma quantia milionária. O clube comprou 100% dos direitos econômicos do atleta, mas como Pato abriu mão de receber as luvas pela negociação, ficou com 40% dos seus direitos em uma futura venda. Ou seja, o Corinthians ficou com 60% dos direitos do jogador.
Os valores, 15 milhões de euros pelo negócio, algo em torno de 40 milhões de reais.
Mas Pato é reserva do time. E só tem entrado na “fogueira”, quando o time precisa reverter o placar.
Não se sabe exatamente se pela ansiedade, intranquilidade ou seja lá o que for, vem perdendo muitos gols.
Como ontem.
O torcedor fica enfurecido, com razão. Não se vence partidas, não se conquista campeonatos com “quase gols”.
É natural que o jogador saia insatisfeito, cabisbaixo, depois da partida. Afinal de contas, foi contratado para fazer gols.
Mas por outro lado, o esquema tático não o beneficia, como não beneficia outro craque do time, Paolo Guerrero.
Emerson se sustenta na equipe porque marca mais que os laterais. Briga, corre e quando é bem marcado, como ontem, compensa pela marcação.
Assistir ao comportamento defensivo do Corinthians é uma aula. Ralf e Gil são perfeitos, Paulo André quebra o galho, Emerson e Romarinho marcam, Guilherme marca, Danilo marca, todos marcam.
Eu gostaria que eles marcassem também. Gols, muitos gols.
Não a toa, o Corinthians é o pior ataque da competição depois de 9 rodadas. Marcamos até o momento apenas 6 gols. Pior que o ataque do lanterna da competição (Lusa, 10 gols), do vice-lanterna (Náutico, 7 gols), do 18º colocado (Bambis, 11 gols) e do primeiro time da zona de rebaixamento (Unimed, 12 gols).
Cruzeiro (líder do campeonato) já marcou 22 gols e o segundo colocado, Internacional (18 gols).
Marcar gols nunca foi o forte deste Corinthians da era Tite. Quase imbatível em fases e torneios de tiro curto, onde um gol as vezes é goleada, em torneios como o Brasileirão, o time sofre. Conquistamos o Brasileirão 2011, no sufoco, mas naquele ano existia uma enorme pressão pela conquista de um campeonato.
Mas 2011 e 2012 já fazem parte do passado. É certo que já conquistamos 2 torneios este ano, em que pese a má qualidade dos adversários diretos, como Santos e SPFW.
Percebam, não se pede a cabeça do treinador, não se pede troca de comando, mas se pede a mudança de atitude.
O Corinthians vem se comportando como time de celibatários, monges franciscanos, que apanha e dá a outra face, que não pressiona a arbitragem, que não catimba, que não ousa, que joga de forma mecanicamente planejada, que não encanta e não brilha.
Jogo-limpo, fair-play, é outra coisa. Mas um ar varzeano, a velha malandragem da bola, não faz mal a ninguém.
Ontem, reitero, insisto, nossos jogadores estavam reprimidos. Romarinho e Emerson, autênticos dribladores, mais pareciam atendentes de cartório, burocráticos e apagados.
Voltando ao foco do tema, temo que em breve, se o treinador não mudar a postura do time, Alexandre Pato vai pedir pra ser negociado, até pra não carregar a cruz da falta de gols.
Gols que só surgirão se o treinador abandonar esta postura excessivamente defensiva e continuar orientando o time a jogar como coroinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário