sexta-feira, 13 de maio de 2016

Novo (?) Ministro Chefe do CSI. Eles estão de volta. Cuidado

Fernando MoraisSeguir
5 h
tirando a máscara do governo de salva cão nacional.
eu estava há alguns dias em busca de um verbete-capivara do general sérgio etchegoyen, desde ontem ministro-chefe do gsi de temer, e de sua inacreditável árvore genealógica. e eis que me chega, via facebook, esta pérola produzida pelo cláudio camargo. só os dois ps finais são de minha autoria.
Não terá sido por acaso que o escolhido por Temer para chefiar o Gabinete de Segurança Institucional tenha sido o general Sérgio Etchegoyen. Ele ganhou notoriedade dois anos atrás ao assinar, com a família, uma nota contra as conclusões da Comissão Nacional da Verdade contra seu pai, o general Leo Guedes Etchegoyen, acusado de violação de direitos humanos na ditadura.
Leo Guedes Etchegoyen foi secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul logo depois do golpe de 1964. Nesta condição, recebeu o americano Dan Mitrione, especialista em métodos de tortura contra presos políticos, para ministrar aulas à polícia do Estado. Posteriormente, foi assessor do ditador Emílio Garrastazu Médici e chefe do Estado Maior do II Exército, quando esta unidade era comandada pelo torcionário general Milton Tavares, o sinistro “caveirinha”. Como chefe do Estado-Maior, Etchegoyen fez rasgados elogios ao tenente-coronel Dalmo Cyrillo, um dos maiores torcionários do DOI-Codi do II Exército.
Já o coronel Cyro Guedes Etchegoyen, tio do general Sérgio, foi chefe da seção de Informações e Contrainformações do Centro de Informações do Exército (CIE), também sob as ordens de Milton Tavares. Segundo depoimento do coronel Paulo Malhães à CNV, Etchegoyen era a autoridade do CIE responsável pela Casa da Morte, em Petrópolis (RJ).
O avô de Sérgio, o general Alcides Etchegoyen, anticomunista furibundo, sucedeu o facínora Filinto Müller na chefia de Polícia do Distrito Federal na ditadura do Estado Novo. Ele liderou a chapa dos entreguistas que venceu a eleição do Clube Militar em 1952 contra o general nacionalista Estillac Leal. Nestas condição, lutou contra a criação da Petrobras e esteve entre os golpistas que tentaram impedir a posse de Juscelino Kubitschek, em 1955, mas foram barrados pelo contragolpe do general Lott.
ps.: o general sergio etchegoyen deveria passar para a reserva dentro de dois meses. de pijama só teria autoridade sobre os netos. tentando evitar o iminente ostracismo, o general articulava, com o apoio de washington-dc (onde ele serviu como adido militar durante os dois últimos anos do governo fhc)), para ser nomeado para um posto mais modesto, o de chefe do estado-maior conjunto das forças armadas. ganhou coisa muito melhor: o cargo de ministro-chefe do gsi. há ministros dos evangélicos, ministros da bala, ministros do boi. o general-de-exército sergio westphalen etchegoyen é o representante dos estados unidos no “governo de salva cão nacional”
ps2: o dan mitrione a que se refere o claudio camargo era um norte-americano, professor de tortura da cia que atuou no brasil e, depois, no uruguai. foi executado pelos guerrilheiros tupamaros em montevidéu no dia 10 de agosto de 1970

Nenhum comentário:

Postar um comentário